terça-feira, 21 de março de 2017

Minhas impressões - O perfume da folha de chá - Dinah Jefferies


Gwendolyn (Gwen) e Laurence são recém casados, mas depois de uma semana juntos, ele partiu para sua fazenda, e depois de alguns dias ela vai de navio para morar na fazenda com ele, no Ceilão. Ela tem muitas expectativas sobre sua nova vida, e quando os dois se reencontram no hotel da cidade portuária, se entregam felizes ao amor. Porém, basta chegarem à propriedade para que Laurence comece a evitar dormir com ela.
Ela sente-se frustrada, e busca por respostas, que não encontra. Laurence parece esconder algo dela, e por mais que ela o questione, ele foge do assunto. Para piorar a situação, ela não consegue se comunicar com os empregados de forma satisfatória, pois poucos falam inglês, e ainda assim, muito mal. Laurence a avisa para não andar sozinha pela propriedade, listando alguns perigos, mas Gwen é teimosa e acaba descobrindo algumas coisas que a deixam intrigada. Mas como Laurence trabalha muito e ela pouco o vê, não consegue falar com ele sobre suas dúvidas e descobertas, até porque sabe que agiu contra as orientações dele, o que pode deixa-lo contrariado.
A prima e melhor amiga de Gwen, Fran vem passar um período com eles no Ceilão, e sua chegada coincide com a de Verity, irmã de Laurence. Gwen tenta se aproximar da cunhada, mas não sabe bem se ela simpatiza com ela ou não. Logo após a chegada das moças, todos vão à um baile em um hotel, e lá Gwen reencontra Savi Ravasinghe, um homem que conheceu no navio, e com quem seu marido não simpatiza de forma alguma. Ela bebe demais, e como está muito chateada com Laurence, deixa que Savi a ajude quando ela passa mal e ele a leva até o quarto que ela dividiria com a prima. Ela acaba adormecendo, e não vê Savi sair do quarto, e não se lembra de nada. Ao voltarem para casa, ela e Laurence fazem as pazes, os dois voltam a dormir juntos e Gwen fica mais tranquila.
Alguns dias depois ela descobre que está grávida, e tudo corre bem até o dia do parto. Ela está sozinha em casa com Naveena, sua aia, e como o médico previra, nascem dois bebês, um menino branco e uma menina parda. Ao ver a menina, Gwen se desespera, e conclui que ela deve ser filha de Savi, e que ele deve ter se aproveitado dela no dia do baile. Antes que seu marido e sua cunhada voltem para casa, ela e Naveena precisam decidir o que fazer com a menina, e esse segredo mudará para sempre seu destino. Mas não é só ela que tem segredos nessa casa, e isso pode custar a felicidade de todos eles.
Essa história me despertou um mix de sentimentos. Ao mesmo tempo que fiquei com pena da Gwen, achei muito ousado da parte dela deixar que Savi a acompanhasse até o quarto. Fiquei com raiva de Laurence por parecer um babaca, que se casou e depois parecia não saber bem como conduzir o casamento. Se ele tivesse sido sincero com Gwen desde o começo, teria poupado um bocado de sofrimentos. Claro que deu raiva de Savi também, porque ele parece bem um lobo em pele de cordeiro, e essa sensação piora quando percebemos que Laurence antipatiza com ele há muito tempo. Verity também parece bem sonsa e boazinha, mas deu vontade de dar uns tabefes, porque nunca vi ninguém tão mimada e manipuladora. Fran é bem doidinha, mas é gente boa. Deu vontade de estapear também a amiga de Laurence, Christina. Que mulher cara de pau!
Gostei muito do livro, e o final, pelo menos para mim, foi um pouco previsível.



Nome: O perfume da folha de chá
Autora: Dinah Jefferies
Editora: Paralela
Sinopse:
Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império.
Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos.
Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.
Imagem e sinopse: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=88195

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...